quinta-feira, maio 19, 2005

só lembranças...

Tá, eu disse que não ia ter post. Mas esse nem é assim um post. É só uma lembrança.
Lembrei que hoje, depois de séculos, coloquei Aquarela, do Toquinho, pra ouvir. E me emocionei de tal forma que cheguei às lágrimas. Sei que é um música bem bonita mas, não fosse a viagem no tempo que ela me proporcionou, não teria me tocado tanto assim.
Voltei à infância, aos primos brincando, às brincadeiras de princesa, de perdidos na selva, às fantasias que usava. Aos meus dias sobre rodas, onde eu só tirava os patins na hora de tomar banho e dormir, as pernas moles de tanto esforço. E uma sensação boa e feliz.
E toda uma trilha sonora me veio à mente, Os Saltimbancos, A Ciranda da Bailarina, também do Chico, a poesia maravilhosa de Vínicius, na Arca de Noé, Plunct Plact Zum, com Raulzito. Lembrei dos sons que meus pais ouviam e que eram pra mim tão familiares e cotidianos, como Pink Floyd, Beatles, Faces, Gil, Caetano, A Cor do Som, Amelinha, tantos tantos.
Era bom sim. Meus contatos com o mar e com os pescadores em Arraial do Cabo, minha volta pro Rio e as andanças de bicicleta e explorações pelo bairro do subúrbio carioca, arborizado, tranqüilo, convidativo. A época de lagartas, onde peguei tantas e tantas pra levar pro cantinho de ciências da escola que o vidro com álcool mais parecia um vidro de lagartas em conserva. A vez que achamos uma lagartixa morta e constatei, surpresa, que ela era transparente, dava pra ver o coraçãozinho pela pele. Mesmo os tombos apoteóticos de bicicleta são lembrados com sorrisos. E quantos foram!! Lembro ainda da cadela fila, chamada Olimpia, muito braba, que vivia numa casa vizinha. E que, de tanto insistir, de tanto passar e falar com ela, de tão sem medo que eu era, acabei fazendo amizade e coçando-lhe a cabeça pelas grades do portão de ferro.
Lembro de tudo isso. Sinto o cheiro. Voltei no tempo pelos acordes de uma música. Só não lembro qual foi o ponto exato em que cresci e deixei essa infância e felicidade toda pra trás. Mas, será que cresci mesmo?