quarta-feira, julho 26, 2006

vai trabalhar vagabundo, vai trabalhar criatura, deus permite a todo mundo uma loucura

Eu costumava ser uma pessoa inteligente, de pensamento rápido e lógico. Dizem que inteligência não vai embora. Mas sinto como se não existisse mais. Tipo, tem mas acabou.
E assim as oportunidades existem sim, mas estão em falta. As que estão no mercado não são do meu número, do meu shape. Ou são largas demais, e fica faltando recheio de Deborah pra preencher todas as exigências pertinentes ao cargo, ou são muito apertadas, sobrando cérebro, capacidade e conhecimento meus para a posição almejada. Ou é muita areia pro meu caminhãozinho ou a areia sou eu pro caminhãzinho de alguém. Lastimável.

****


-Oi! É daí que tem um emprego legal para escritores amadores? é que eu escrevo, sabe?
-Ah, é daqui sim. Mas você escreve com letras grandes ou pequenas?
-Eu sou muito versátil, leio e escrevo com letras grandes e pequenas. De acordo com o necessário na hora do trabalho.
-Que pena, você parece muito competente no que faz. Mas essa oportunidade não é do seu número não. A gente não contrata pessoas que lêem e, principalmente, que escrevem com letras grande ou pequenas, só as que escrevem com letras ENORMES ou pequenininhas. Desculpe, resposta errada.
-Mas eu posso aprender, sabe...? tenho facilidade nesse negócio de aprender...
-Ah, também não trabalhamos com pessoas com facilidade de aprendizado. Sabe como é, você pode aprender mais do que o gerente... aí como é que ele vai te dar esporro, né? Além do mais pessoas com essas características precisam ganhar mais...
-Eu tô me contentando com o salário que for, eu juro. E, olha, eu aprendo a não aprender. Posso até emburrecer, se for necessário.
-Querida, não minta pra mim. Tô sendo sua amiga... já tá difícil você arranjar emprego com essa capacidade toda... meu conselho é que você não tente ser aquilo que não é e nem tente fazer coisas fora da sua capacidade. Fingir que é mais burra é uma coisa que definitivamente não vai dar pra você fazer!!

****

Tem uma dignidadezinha sobrando por aí??
Tem, mas acabô...