sexta-feira, julho 14, 2006

curry de frango

Ingredientes
1 pouco de frango, tipo de 400 g a 1 kg. Peito de preferência.
1 ou 2 cebolas grandes, picadas em pedações. Ou pedacinhos, como queira.
1 ou 2 tomates (não obrigatórios) picados de qualquer maneira, assim como as cebolas.
1 caixa grande de polpa de tomate.
Para frescos (como eu)
1 pitada de pimenta do reino.
2 colheres de chá de curry.
2 colheres de chá de cominho.
Para machos (como meu Gringo é e está querendo me transformar)
1 porrada de pimenta do reino.
1 tonelada de curry.
A mesma quantidade de cominho.
Sal (há controvérsias nesse quesito. Eu, particularmente, faço questão. Já Tom nunca coloca, só não sei ainda se por uma questão de estilo ou de esquecimento mesmo).
Modo de fazer
Coloque um pouco de óleo numa frigideira grande (pode ser numa panela também, mas é que aqui fazemos a coisa numa grande frigideira chique), refoque as cebolas, acrescente os tomates, os condimentos, o frango, a polpa de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo por, pelo menos, duas horas, acrescentando um pouco d`água sempre que começar a dar uma pegadinha no fundo. O cheiro é delicioso e pode ser sentido, com facilidade, do corredor do prédio. Faça um arroz branco para acompanhar e delicie-se com o quitute!

Dica: nunca, repito, NUNCA mesmo, bata com o vidro de cominho (ou qualquer outro vidro) na lateral da panela de curry enquanto estiver cozinhando, sob pena de perda total do prato, da dignidade e da esperança em uma vida melhor. Mas, se tiver sido fundamental e inevitável, não entre em pânico antes de ter certeza ABSOLUTA que o vidro realmente quebrou dentro do prato em questão. Se você tiver provas suficientes e, frisando bem, incontestáveis, tudo bem, pode pirar. Caso contrário, pense bem, respire fundo, dê uma volta, não ligue (ainda) para sua mãe e (importantíssimo) faça a comparação minunciosa do vidro de cominho (ou qualquer outro vidro em questão) com outro vidro similar.

Importante: COAR MOLHO DE CURRY NO PANO-DE-PRATO FAZ MAL À SAÚDE MENTAL.